terça-feira, 29 de maio de 2012

TRABALHANDO COM MAQUETES


Os alunos realizaram durante o 1º bimestre atividades referentes ao Bairro, como passeio, registros, leitura e interpretação de mapas entre outras, finalizando o tema com a construção de maquetes. Esse trabalho teve como finalidade, criar situações de aprendizagens significativas para os alunos.
A professora coordenou e orientou as atividades desenvolvidas, desde a observação até a construção do bairro.
No primeiro momento, cada aluno confeccionou uma maquete representando sua casa, utilizando técnicas simples e desenvolvendo a capacidade de observação. Nesta etapa houve o envolvimento da família.
Alguns pontos discutidos, buscando compreender, foi a diferença nas medidas da casa, do terreno, tanto internamente como externamente, posicionamento de janelas, portas, telhado, etc.
No segundo momento houve a apresentação das casas, onde cada um comentou sobre o trabalho que realizou.
No terceiro momento foi o entendimento que todas as casas iriam formar um bairro, no caso bairro residencial, pois só haveria casas. Na sala de aula foi feito a rua com papel craft, separado por quadras. Cada um localizou uma quadra e uma rua onde gostaria que fosse o seu terreno e neste terreno colocou a maquete de sua casa. Após o trabalho de cada, ficou montado o bairro percebendo-se a estrutura que possui um bairro.
Após, esta atividade foi remontada fora da sala de aula, para compartilhar com os demais alunos da escola.
Essa atividade contribuiu de forma positiva, pois possibilitou a interação entre alunos, troca de experiências e um melhor entendimento sobre o tema abordado.

Professora: Gislaine da Silveira Rauen

Turma: 3º ano 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário