terça-feira, 19 de junho de 2012

Sessão Cívica – 4º ano 1 – Prof.ª Esmeralda


A Sessão Cívica do mês de Maio do período matutino, ficou sobre a responsabilidade do 4º ano 1, sendo responsável a professora Esmeralda Aparecida Zemann Albuquerque.


*Foi dado início a sessão cívica com a execução do Hino Nacional.
 

*No dia 1º de Maio comemorou-se o dia do trabalhador.

No principio, o homem trabalhava (caçando e pescando) só para si e para sua família. Mas já então havia uma divisão de trabalho entre homem e mulher e os filhos. Cada um executava sua tarefa para que todos pudessem sobreviver.
Mais tarde, o homem começou a cultivar os campos e a domesticar os animais. A divisão do trabalho continuava na família, ou no grupo de várias famílias.
Mais tarde ainda, o homem mais forte percebeu que poderia obrigar homens mais fracos e trabalharem e produzirem para ele, como já fizera com os animais domesticados. Surgiu assim a escravidão que subsistiu durante séculos, ainda que sob disfarces diversos.
O Dia Internacional do Trabalho que se comemora a 1º de Maio é para lembrar ao trabalhador a sua força desde que se una a outros trabalhadores. Assim, no ano de 1886, a 1º de Maio, a federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá reuni cerca de 110.000 pessoas, em Chicago; nos Estados Unidos, para reivindicar seus direitos.

O aluno Marlon vestiu-se de pintor, Milene de Cozinheira, Matheus de agricultor  e Tamires de Professora, representando algumas profissões.


*No dia 13 de Maio comemorou-se a Abolição dos Escravos. As alunas Alexane e Heloisa fizeram uma encenação.



-Olá Alexane! Tudo bem? Você sabia que a professora Irione nos contou que antigamente existiam escravos e que os capatazes das grandes fazendas os amarravam em troncos e batiam neles com chicotes e correntes e muito morriam ali.

-Sabia sim Heloisa! A professora Evandina já havia falado. Que vergonha foi isso para nosso país. Mas graças a princesa Isabel que no dia 13 de Maio de 1888 assinou a lei áurea, tornando livre todos os escravos daquele sofrimento.


*Em homenagem ao dia das Mães foi solicitada a presença das mães que ali se encontravam. Os alunos: Pedro, Vitória, Bianca, Kauana e André montaram um quebra-cabeça no formato de um coração.

 
Em seguida a aluna recitou a poesia:

"Minha Mãe”

Minha Mãe, eu lhe quero agradecer!
Você quis me ver nascer
Minha Mãe, como posso agradecer!

Quando você me esperava
Eu não sei o que sonhava,
No seu grande coração
Mas em mim você pensava
Cada passo você dava
Murmurando uma canção.

Eu cheguei você chorando
Contra o peito me apertando
Esqueceu de toda a dor
Alegria era tão pura
Mistura com ternura
E com todo o seu amor.

Hoje quando estou andando
Você vai me acompanhando
Com carinho e bem-querer
Fico alegre e contente
Ao saber que eu sou gente
Só por causa de você



 
Por fim os alunos Richard e Vitória entregaram uma lembrancinha as mães.

A Leitura foi feita pelo aluno: Rafael.





Nenhum comentário:

Postar um comentário