Realizamos leitura
coletiva e individual do texto e cantamos.
(Texto o
chapéu tem três pontas).
Cada
criança confeccionou o seu chapéu.
Segunda
etapa em folha sulfite orientando-os para fazer uma dobradura no
papel com linhas horizontais e verticais, traçaram as linhas com a
régua, ditei sete desenhos. Na medida em que terminavam pedi que
escrevessem o nome dos desenhos, ao final desta atividade elaboraram
frases para cada desenho ou palavras.
Na
sequência desta atividade atribui cones que confeccionei na escola
com palavras, embaralhei letra por letra, desafiei as crianças para
encontrá-las. Realização com sucesso, pedi que observassem o que
as palavras tinham em comum, comentaram então que era a ortografia
ch e todas as palavras tinham as mesmas quantidades de letras e as
mesmas quantidades de palavras. Ok bem observado, fizeram o desenho
destas palavras e escreveram o nome. Pedi então que encontrassem
novas palavras no meio destas e escrevessem. Fiz uma proposta de
pagar em dinheiro cada palavra que encontrassem R$ 2.00 por palavra
encontrada, dinheiro este recortado do livro de matemática. Quanto
maior o número de palavras encontradas maior seria a quantidade do
valor do dinheiro. O cálculo do valor deveria ser feito por eles, a
professora somente pagaria.
Demos a
sequencia com um jogo da memória com os nomes e desenhos usando
junto o diminutivo do desenho.
Analisou-se um bom desempenho com participação de todos. Houve uma
interação muito rica entre o diálogo das crianças e seus pontos
observados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário