terça-feira, 28 de maio de 2013

Atividade Professora Evandina - 2º ano 1


Realizamos leitura coletiva e individual do texto e cantamos.

(Texto o chapéu tem três pontas).
Cada criança confeccionou o seu chapéu. 
  Segunda etapa em folha sulfite orientando-os para fazer uma dobradura no papel com linhas horizontais e verticais, traçaram as linhas com a régua, ditei sete desenhos. Na medida em que terminavam pedi que escrevessem o nome dos desenhos, ao final desta atividade elaboraram frases para cada desenho ou palavras. 

Na sequência desta atividade atribui cones que confeccionei na escola com palavras, embaralhei letra por letra, desafiei as crianças para encontrá-las. Realização com sucesso, pedi que observassem o que as palavras tinham em comum, comentaram então que era a ortografia ch e todas as palavras tinham as mesmas quantidades de letras e as mesmas quantidades de palavras. Ok bem observado, fizeram o desenho destas palavras e escreveram o nome. Pedi então que encontrassem novas palavras no meio destas e escrevessem. Fiz uma proposta de pagar em dinheiro cada palavra que encontrassem R$ 2.00 por palavra encontrada, dinheiro este recortado do livro de matemática. Quanto maior o número de palavras encontradas maior seria a quantidade do valor do dinheiro. O cálculo do valor deveria ser feito por eles, a professora somente pagaria.
  Demos a sequencia com um jogo da memória com os nomes e desenhos usando junto o diminutivo do desenho.
  Analisou-se um bom desempenho com participação de todos. Houve uma interação muito rica entre o diálogo das crianças e seus pontos observados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário