sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto: árvore Carvalho



Professora: Esmeralda Aparecida Zemann Albuquerque
Turma: 2ºano 2

Começamos o projeto fazendo questionamentos sobre a árvore Carvalho que vemos da janela da nossa sala. Procuramos informações sobre a sua origem e descobrimos que essa espécie de árvore é nativa da Europa.


Procuramos as sementes dessa árvore e plantamos em potes plásticos. Observamos a sua germinação, molhamos quando necessário e futuramente iremos plantar em lugares fixos aqui na escola, onde elas possam desenvolver-se sem problemas.




Convidamos a primeira diretora da nossa escola a Profª Miria Mülbauer  para nos contar sobre a história da escola e se já existia a árvore Carvalho que vemos da nossa sala. Ela nos relatou que a árvore foi plantada no mesmo ano em que a escola foi inaugurada, há 48 anos atrás.
 



Desenvolvemos outras atividades como:

  •         Tipos de árvores. Onde os alunos recortaram de revistas, várias espécies de árvores confeccionando dessa maneira cartazes.
  •         Utilidades das árvores. Dialogamos o uso da madeira, o que podemos fazer com ela. Os alunos procuraram figuras e montamos um cartaz com os usos.




  •         Perguntei aos alunos se todas as árvores podem ser cortadas. Alguns alunos responderam que a Araucária não pode. Surgiu aí, um debate onde foi explicado que algumas espécies nativas não podem ser cortadas, pois são proibidas pelo IBAMA.
  •         Trabalhamos dois poemas sobre as árvores: ‘’A árvore ‘’ e o outro: ‘’ Quem sou eu? ‘’. Neles desenvolvemos a interpretação, oralidade, rimas, pontuação, versos, estrofes e com isso relatamos também o dia da Árvore.



  •         Resolvemos questões problemas envolvendo árvores. Também foi realizado uma pesquisa para sabermos quantas árvores cada aluno possui em sua casa, o qual será feito um gráfico.
  •           A professora leu para os alunos o livro: ‘’A árvore Generosa’’, onde a história se refere às partes de uma árvore iniciando assim a atividade sobre as partes de uma planta.
  •            Cada aluno desenhou uma árvore, na qual foram colocadas folhas verdes e serragem, gravetos, raízes, identificando as partes. 


        Realizamos uma cruzadinha sobre as partes de uma árvore. Outra atividade que fizemos foi pintar as partes que compõem uma árvore, recortar e depois montar em outra folha escrevendo o nome das partes.
  •     O projeto está em andamento, pois faltam ainda várias atividades a serem executadas. Visto que o seu termino está previsto para o mês de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário