quinta-feira, 3 de julho de 2014

Atividade: TRABALHAR O CONCEITO DE NÚMERO, COMO SURGIRAM OS NÚMEROS E A NECESSIDADE DE CONTAR

Professora: Karin Priscila Rodecz Moreira Riske
Turma: 4ª ano 2

Os alunos realizaram a atividade de pesca, onde pescavam os peixes e riscavam as quantidades em uma varra, construindo o conceito de contagem e número.
Primeiramente leu-se uma história do surgimento dos números, em seguida os alunos participaram da brincadeira da pesca.
Em seguida foi solicitado que os alunos discutissem como poderiam registrar a quantidade de peixes pescados, as soluções foram então apresentadas:
Aluno 1; eu desenharia riscos em uma pedra;
Aluno 2: eu desenharia círculos maiores ou menores dependendo do tamanho do peixe;
Aluno 3: eu desenharia triângulos;
Aluno 4: eu desenharia peixes nas paredes;
Aluno 5: eu pegaria as escamas do peixe e com ela faria a contagem;
Aluno 6: eu desenharia barrinhas;
Aluno 7: eu desenharia salsichas (onde os outros alunos comentaram que anos atrás não existia salsicha e que não poderia usar esse objeto para representar).

A atividade foi bem produtiva os alunos compreenderam a história do surgimento dos números e a necessidade de contagem, e até disseram que deveria ser muito difícil não saber contar e nem ter os números para auxiliar na contagem, muitos ficaram impressionados ao saber que que um dia os números não existiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário