Professora: Karin Priscila Rodecz Moreira Riske
Turma: 4ª ano 2
Os alunos realizaram a atividade de pesca, onde pescavam os peixes e
riscavam as quantidades em uma varra, construindo o conceito de contagem e
número.
Primeiramente leu-se uma história do surgimento dos números, em seguida
os alunos participaram da brincadeira da pesca.
Em seguida foi solicitado que os alunos discutissem como poderiam
registrar a quantidade de peixes pescados, as soluções foram então
apresentadas:
Aluno 1; eu desenharia riscos em uma pedra;
Aluno 2: eu desenharia círculos maiores ou menores dependendo do tamanho
do peixe;
Aluno 3: eu desenharia triângulos;
Aluno 4: eu desenharia peixes nas paredes;
Aluno 5: eu pegaria as escamas do peixe e com ela faria a contagem;
Aluno 6: eu desenharia barrinhas;
Aluno 7: eu desenharia salsichas (onde os outros alunos comentaram que
anos atrás não existia salsicha e que não poderia usar esse objeto para
representar).
A atividade foi bem produtiva os alunos compreenderam a história do
surgimento dos números e a necessidade de contagem, e até disseram que deveria
ser muito difícil não saber contar e nem ter os números para auxiliar na
contagem, muitos ficaram impressionados ao saber que que um dia os números não
existiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário